Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma proposta para autonomia e cooperação na disciplina de informática
Resumo
Resumo: O artigo discute a educação mediada pela comunicação interativa, viabilizada pelas tecnologias informacionais. O projeto do grupo de pesquisa LaVia associadas ao grande número de disciplinas de Informática, oferecidas nos diversos cursos da Universidade de Caxias do Sul, propiciaram o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. Os estudos que orientaram a construção dos ambientes fundamentaram-se nos pressupostos construtivistas-interacionistas, com contribuições dos teóricos da contemporaneidade, possibilitando a interação, cooperação e autonomia do aluno no ambiente.
Abstract: O artigo discute a educação mediada pela comunicação interativa, viabilizada pelas tecnologias informacionais. O projeto do grupo de pesquisa LaVia associadas ao grande número de disciplinas de Informática, oferecidas nos diversos cursos da Universidade de Caxias do Sul, propiciaram o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. Os estudos que orientaram a construção dos ambientes fundamentaram-se nos pressupostos construtivistas-interacionistas, com contribuições dos teóricos da contemporaneidade, possibilitando a interação, cooperação e autonomia do aluno no ambiente.
Abstract: O artigo discute a educação mediada pela comunicação interativa, viabilizada pelas tecnologias informacionais. O projeto do grupo de pesquisa LaVia associadas ao grande número de disciplinas de Informática, oferecidas nos diversos cursos da Universidade de Caxias do Sul, propiciaram o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. Os estudos que orientaram a construção dos ambientes fundamentaram-se nos pressupostos construtivistas-interacionistas, com contribuições dos teóricos da contemporaneidade, possibilitando a interação, cooperação e autonomia do aluno no ambiente.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.431-439