Utilizando a tecnologia de agentes na construção de Sistemas Tutores inteligentes em ambiente interativo
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta os resultados obtidos com a pesquisa envolvendo Jogos Educacionais interativos modelados com arquitetura de Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Utilizamos a abordagem de agentes para tratar as funcionalidades associadas aos módulos de uma arquitetura tradicional de STI. O domínio é modelado com agentes reativos utilizando técnicas de Machine Learning (aprendizagem por reforço). Os alunos e o tutor são modelados através de agentes cognitivos em arquitetura BDI (belief, desire, intention). Este conjunto complexo de escolhas interdisciplinares, tanto em nível de projeto de software educacional, como de técnicas de Inteligência Artificial, nos levaram a várias investigações e resultados que trouxeram questionamentos e algumas contribuições para avançar nossa pesquisa na área de ambientes de ensino aprendizagem computadorizada.
Abstract: Este artigo apresenta os resultados obtidos com a pesquisa envolvendo Jogos Educacionais interativos modelados com arquitetura de Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Utilizamos a abordagem de agentes para tratar as funcionalidades associadas aos módulos de uma arquitetura tradicional de STI. O domínio é modelado com agentes reativos utilizando técnicas de Machine Learning (aprendizagem por reforço). Os alunos e o tutor são modelados através de agentes cognitivos em arquitetura BDI (belief, desire, intention). Este conjunto complexo de escolhas interdisciplinares, tanto em nível de projeto de software educacional, como de técnicas de Inteligência Artificial, nos levaram a várias investigações e resultados que trouxeram questionamentos e algumas contribuições para avançar nossa pesquisa na área de ambientes de ensino aprendizagem computadorizada.
Abstract: Este artigo apresenta os resultados obtidos com a pesquisa envolvendo Jogos Educacionais interativos modelados com arquitetura de Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Utilizamos a abordagem de agentes para tratar as funcionalidades associadas aos módulos de uma arquitetura tradicional de STI. O domínio é modelado com agentes reativos utilizando técnicas de Machine Learning (aprendizagem por reforço). Os alunos e o tutor são modelados através de agentes cognitivos em arquitetura BDI (belief, desire, intention). Este conjunto complexo de escolhas interdisciplinares, tanto em nível de projeto de software educacional, como de técnicas de Inteligência Artificial, nos levaram a várias investigações e resultados que trouxeram questionamentos e algumas contribuições para avançar nossa pesquisa na área de ambientes de ensino aprendizagem computadorizada.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.419-430