Uma Arquitetura para um Ambiente concebido com base nas Dimensões Críticas da Educação Tecnológica à Distância

José Marques Soares, Antônio Mauro Barbosa de Oliveira, Antônio de Barros Serra, Giovanni Cordeiro Barroso

Resumo


Resumo: Para atender aos requisitos impostos pela prática do processo ensino-aprendizagem realizado à distância, é necessário levar em conta aspectos e características intrínsecas às tecnologias disponíveis. Entretanto, é imprescindível uma abordagem cuidadosa sobre a Educação à Distância (EAD) que tenha ênfase nas dimensões e nos conceitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem praticado sob restrições espaço-temporais. Norteados nos pressupostos da Educação Tecnológica e nas Dimensões Críticas apresentamos neste trabalho a arquitetura do INVENTE, um sistema para EAD cuja gestão é baseada em tecnologia Web.

Abstract: Para atender aos requisitos impostos pela prática do processo ensino-aprendizagem realizado à distância, é necessário levar em conta aspectos e características intrínsecas às tecnologias disponíveis. Entretanto, é imprescindível uma abordagem cuidadosa sobre a Educação à Distância (EAD) que tenha ênfase nas dimensões e nos conceitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem praticado sob restrições espaço-temporais. Norteados nos pressupostos da Educação Tecnológica e nas Dimensões Críticas apresentamos neste trabalho a arquitetura do INVENTE, um sistema para EAD cuja gestão é baseada em tecnologia Web.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.377-383