Uma Arquitetura de Ambiente Colaborativo para o Aprendizado de Programação

Carlos Miguel Tobar, João Luís Garcia Rosa, Juan Manuel Adán Coello, Ricardo Pannain

Resumo


Resumo: Um dos problemas encontrados nos cursos de Computação e Informática é o aprendizado de programação nas disciplinas introdutórias. Com o objetivo de tentar resolver este problema, propõe-se um ambiente colaborativo para aprendizado de programação, seguindo o paradigma procedimental, que deve permitir o envolvimento de estudantes, professores e sistemas inteligentes, oferecendo meios para geração e discussão de idéias, resolução de problemas, acesso e localização de informação on-line útil, e motivação à participação dos estudantes.

Abstract: Um dos problemas encontrados nos cursos de Computação e Informática é o aprendizado de programação nas disciplinas introdutórias. Com o objetivo de tentar resolver este problema, propõe-se um ambiente colaborativo para aprendizado de programação, seguindo o paradigma procedimental, que deve permitir o envolvimento de estudantes, professores e sistemas inteligentes, oferecendo meios para geração e discussão de idéias, resolução de problemas, acesso e localização de informação on-line útil, e motivação à participação dos estudantes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.367-376