SAMIR: Assistente Pessoal de Perguntas
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta o sistema multiagente SAMIR – Sistema Automatizado para Mediação de Interrogações e Respostas. Este assistente é um mediador e facilitador na elaboração de perguntas por parte dos aprendizes. Essa mediação poderá se dar nas modalidades livre, assistida, dirigida. Como ganhos principais, tem-se a diminuição do ciclo de esclarecimento entre professores e alunos, com a conseqüente otimização dos sistemas de recuperação de informação e a ajuda que proporciona aos aprendizes nos processos de construção de seus conhecimentos individuais e coletivos, uma vez que o SAMIR pode compartilhar suas bases de conhecimento com outros aprendizes e, proporcionar assim, um intercâmbio de informações que enriquece o ambiente de ensino-aprendizagem.
Abstract: Este artigo apresenta o sistema multiagente SAMIR – Sistema Automatizado para Mediação de Interrogações e Respostas. Este assistente é um mediador e facilitador na elaboração de perguntas por parte dos aprendizes. Essa mediação poderá se dar nas modalidades livre, assistida, dirigida. Como ganhos principais, tem-se a diminuição do ciclo de esclarecimento entre professores e alunos, com a conseqüente otimização dos sistemas de recuperação de informação e a ajuda que proporciona aos aprendizes nos processos de construção de seus conhecimentos individuais e coletivos, uma vez que o SAMIR pode compartilhar suas bases de conhecimento com outros aprendizes e, proporcionar assim, um intercâmbio de informações que enriquece o ambiente de ensino-aprendizagem.
Abstract: Este artigo apresenta o sistema multiagente SAMIR – Sistema Automatizado para Mediação de Interrogações e Respostas. Este assistente é um mediador e facilitador na elaboração de perguntas por parte dos aprendizes. Essa mediação poderá se dar nas modalidades livre, assistida, dirigida. Como ganhos principais, tem-se a diminuição do ciclo de esclarecimento entre professores e alunos, com a conseqüente otimização dos sistemas de recuperação de informação e a ajuda que proporciona aos aprendizes nos processos de construção de seus conhecimentos individuais e coletivos, uma vez que o SAMIR pode compartilhar suas bases de conhecimento com outros aprendizes e, proporcionar assim, um intercâmbio de informações que enriquece o ambiente de ensino-aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.291-291