O RPG como técnica na construção de software educacional: A Revolução Farroupilha.
Resumo
Resumo: Nota-se que o meio educacional como um todo é ávido por novas tecnologias e novos métodos, surgindo com isso o Role Playing Game (RPG) que surge neste contexto com novas perspectivas para o trabalho do mestre educador. Por isto, desenvolveu-se um protótipo tendo como tema um fato histórico importante na história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha. Realizou-se uma pesquisa sobre o RPG: seu meio, suas aplicações, os principais sistemas no mercado, os jogos de RPG no computador e suas tendências e as teorias educacionais que o validam como um meio educacional. Gerou- se um modelo de sistema de RPG e uma história que pudesse ser colocada dentro da Revolução e construído um protótipo de software educacional.
Abstract: Nota-se que o meio educacional como um todo é ávido por novas tecnologias e novos métodos, surgindo com isso o Role Playing Game (RPG) que surge neste contexto com novas perspectivas para o trabalho do mestre educador. Por isto, desenvolveu-se um protótipo tendo como tema um fato histórico importante na história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha. Realizou-se uma pesquisa sobre o RPG: seu meio, suas aplicações, os principais sistemas no mercado, os jogos de RPG no computador e suas tendências e as teorias educacionais que o validam como um meio educacional. Gerou- se um modelo de sistema de RPG e uma história que pudesse ser colocada dentro da Revolução e construído um protótipo de software educacional.
Abstract: Nota-se que o meio educacional como um todo é ávido por novas tecnologias e novos métodos, surgindo com isso o Role Playing Game (RPG) que surge neste contexto com novas perspectivas para o trabalho do mestre educador. Por isto, desenvolveu-se um protótipo tendo como tema um fato histórico importante na história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha. Realizou-se uma pesquisa sobre o RPG: seu meio, suas aplicações, os principais sistemas no mercado, os jogos de RPG no computador e suas tendências e as teorias educacionais que o validam como um meio educacional. Gerou- se um modelo de sistema de RPG e uma história que pudesse ser colocada dentro da Revolução e construído um protótipo de software educacional.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.239-246