Cal: um Agente Pedagógico Animado para Apoio em um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Matemática
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta um agente pedagógico animado chamado Cal, que foi desenvolvido para interagir afetivamente com o aluno, de modo a facilitar ainda mais relação ensino-aprendizagem e também auxiliar o aluno na utilização do objeto de aprendizagem no qual o agente está inserido. A inferência das emoções do aluno é fundamentada no modelo psicológico OCC (Ortony, Clore e Collins).
Abstract: This paper presents an animated pedagogical agent, named Cal, developed to emotionally interact with the student in order to further facilitate the teaching-learning relation and also assist the student to use a specific learning object which the agent was added. The student's emotions inference is based on the OCC (Ortony, Clore and Collins) psychological model.
Abstract: This paper presents an animated pedagogical agent, named Cal, developed to emotionally interact with the student in order to further facilitate the teaching-learning relation and also assist the student to use a specific learning object which the agent was added. The student's emotions inference is based on the OCC (Ortony, Clore and Collins) psychological model.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p