Análise das Dimensões Afetivas do Tutor em Turmas de EaD no Ambiente Virtual Moodle

Fabrício Oscar da Cunha , Júlia Marques Carvalho da Silva

Resumo


Resumo: As inovações na computação têm apresentado mudanças em todas as áreas, inclusive no ensino e, mais especificamente, no ensino a distância. Outra área computacional que surgiu recentemente e está sendo alvo de mais pesquisas é a computação afetiva. Alguns trabalhos vêm sendo desenvolvidos sob esta aplicação, porém não abrangem um ator importante neste processo: o tutor. Este presente trabalho visa observar exatamente esse papel desenvolvido no ensino à distância, buscando analisar e definir as principais funções, os fatores afetivos que podem ser detectados e como podem melhorar e influenciar o ensino. Estudos sobre computação afetiva, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, atividades do tutor e dimensões afetivas são apresentados, a fim de obter embasamento suficiente. Pretende-se desenvolver um módulo protótipo implantado dentro de um sistema EaD escolhido (MOODLE), que buscará auxiliar o professor a melhorar seu método de ensino, seu relacionamento com os alunos e suas atividades.

Abstract: The innovation in computer science has came a lot of changes, including in Education and, specially in the e-learning. The Affective Computing has also emerged recentelly. Some researchs are being developed in these areas, but they don’t cover an important actor in this process: the tutor. This research aims to study the tutor, such as the emotional factors that can be detected and how they can improve the teaching and influence into the learning process. We intend to develop a module into a LMS(MOODLE), in order to help the tutor improves his/her actions and the relationship with the students.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p