Implementação de Compilador e Ambiente de Programação Icônica para a Linguagem Logo em um Ambiente de Robótica Pedagógica de Baixo Custo
Resumo
Resumo: A robótica pedagógica constitui um instrumento para promover a integração de atividades práticas com o conhecimento cientifico e trabalho em equipe, que pode ser viabilizado em países em desenvolvimento com alternativas de baixo custo. Neste contexto, a disponibilização de componentes de hardware e software abertos vem a favorecer o desenvolvimento de programas de robótica pedagógica. Este artigo apresenta mais uma contribuição neste sentido, pelo desenvolvimento de compilador Logo aberto que usa os formalismos requeridos pela técnica de desenvolvimento de compiladores e pela apresentação do processo de geração de código Logo a partir de um ambiente icônico de programação.
Abstract: Pedagogical Robotics is a tool to promote the integration of practical activities with scientific knowledge and team work that can become feasible in developing countries by using low cost alternatives. In this sense the availability of hardware and software components will contribute to the development of pedagogical robotics programs. This paper presents a contribution to this objective by presenting a Logo Compiler that use the formalisms required by compilers and the process of Logo code generation in an Iconic Logo programming environment
Abstract: Pedagogical Robotics is a tool to promote the integration of practical activities with scientific knowledge and team work that can become feasible in developing countries by using low cost alternatives. In this sense the availability of hardware and software components will contribute to the development of pedagogical robotics programs. This paper presents a contribution to this objective by presenting a Logo Compiler that use the formalisms required by compilers and the process of Logo code generation in an Iconic Logo programming environment
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p