Modelando um Sistema Educacional de MMC sob a perspectiva da Web Semântica

Marlos Silva, Heitor Barros, Douglas Véras, Henrique Pacca, Ig Ibert, Evandro Barros, Alan Silva

Resumo


Resumo: O uso cada vez maior das redes de computadores vêm quebrando as barreiras geográficas da comunicação, possibilitando o compartilhamento dos mais diversos tipos de informações. No entanto, apenas a disponibilização das informações não é garantia de facilidade de uso e nem do acesso universal à informação. O acesso a informação deve ser universal e participativo, tendo em vista que o usuário não é apenas um mero espectador , mas sim um participante na construção do conhecimento. Este artigo tem o objetivo de demonstrar a modelagem de um ambiente educacional mediado por computador baseado na Web Semântica, que contenha ferramentas e mecanismos de aprendizado adaptativas e colaborativas.

Abstract: The increasing use of computer networks are breaking down geographical barriers of communication, enabling the sharing of all kinds of in- formation. However, only the available information does not guarantee ease of use and no universal access to information. Access to information should be universal and participatory, in order that the user is not just a mere spectator, but a participant in the construction of knowledge. This article aims to demon- strate the modeling of an educational environment mediated by computer based on the Semantic Web, which contains tools and mechanisms for adaptive and collaborative learning.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p