Relacionando a Televisão Digital Interativa com o conceito de Objetos de Aprendizagem: conceitos, aspectos históricos, e perspectivas
Resumo
Resumo: Os objetos de aprendizagem são entidades digitais ou não, cujo objetivo é ensinar algo. Atualmente, os objetos de aprendizagem têm utilizado a tecnologia web para a distribuição de seus conteúdos. Tais objetos de aprendizagem possuem especificações e plataformas que orientam seu desenvolvimento e distribuição, contudo seu foco atual está para a plataforma web. Outro meio de distribuição de conteúdos é a televisão, onde os canais permitem que mais espectadores recebam uma informação, embora os recursos interativos sejam mais limitados. Com o advento da televisão digital interativa, certas interações poderão ser aplicadas, embora bem incipiente. O presente artigo apresenta como a televisão digital pode ser inserida no conceito de objetos de aprendizagem.
Abstract: Learning objects are digital entities or not whose goal is to teach something. Currently, learning objects have used web technology to distribute their content. These learning objects have specifications toward to development and delivery to web platforms. Another platform is television, where the channels allow more viewers to receive an information, although the interactive features are more limited. With the advent of interactive digital television, some interactions may be applied, although very early stage. This paper shows how digital television can be viewed in the concept of learning objects.
Abstract: Learning objects are digital entities or not whose goal is to teach something. Currently, learning objects have used web technology to distribute their content. These learning objects have specifications toward to development and delivery to web platforms. Another platform is television, where the channels allow more viewers to receive an information, although the interactive features are more limited. With the advent of interactive digital television, some interactions may be applied, although very early stage. This paper shows how digital television can be viewed in the concept of learning objects.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p