Guilly - Um Agente Pedagógico Animado para o AVEI

Luciane M. Fraga , Maria Augusta S. N. Nunes, Leandro L. Dihl, Cristiane R. Woszezenski, Lisiane Oliveira, Deise J. Francisco, Glaucio J. C. Machado, Carmem R. D. Nogueira, Maria da Glória Notargiacomo

Resumo


Resumo: A Inteligência Artificial (IA) constitui-se de uma das áreas de maior interesse para a Informática na Educação, principalmente no desenvolvimento de softwares educacionais. Nessa categoria inclui-se o AVEI, caracterizado por um ambiente multiagente que objetiva orientar crianças com relação à coleta seletiva do lixo. Utilizando a tecnologia de agentes, propõe-se a modelagem e formalização de um agente pedagógico animado para o AVEI, responsável por monitorar o aluno através de estratégias de ensino e modelos de aluno.

Abstract: A Inteligência Artificial (IA) constitui-se de uma das áreas de maior interesse para a Informática na Educação, principalmente no desenvolvimento de softwares educacionais. Nessa categoria inclui-se o AVEI, caracterizado por um ambiente multiagente que objetiva orientar crianças com relação à coleta seletiva do lixo. Utilizando a tecnologia de agentes, propõe-se a modelagem e formalização de um agente pedagógico animado para o AVEI, responsável por monitorar o aluno através de estratégias de ensino e modelos de aluno.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.151-158