Vídeo e Ação: a Matemática na solução de Mistérios

Fabiana F. Serres , Luiz D. Mazzei , Mateus Henrique O. Becker, Marcus Basso

Resumo


Resumo: Esse trabalho apresenta uma experiência pedagógica na qual os alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública são motivados às aulas de Matemática a partir da exibição de episódios da série Numb3rs. Utilizando como mote a abordagem apresentada na série, propusemos aos alunos a solução um mistério, partindo de pistas às quais só tinham acesso resolvendo desafios e enigmas matemáticos. Esses desafios utilizavam tanto conceitos matemáticos que os alunos dominavam quanto utilizavam lógica, raciocínio dedutivo e o estabelecimento de relações e observações. Constatamos que essa atividade proporcionou aos alunos um exercício no qual o trabalho cooperativo, a discussão e a argumentação, permitiram que os estudantes construíssem conceitos de matemática ao mesmo tempo em que eles estabelecessem a ideia que a matemática não se constitui numa disciplina que somente adquire sentido no ambiente escolar.

Abstract: This work presents a pedagogy experiment where high school freshment students of a public school are motivated to mathematic classes by the exibithion of episodes from Numb3ers series. Using the approach presented in the series as subject, we proposed to the students a mystery solving, beginning with clues that was only get after they solve mathematical challenges and enigmas. These challenges used mathematical concepts that the students were familiar with, as well as logic, deductive reasoning and statements obtained from relations and observations. We verified that this activity provided to the students an exercise where the co-operative, the discussion and argumentation, allowed the students to compose mathematical concepts at the same time that they state the idea that mathematic doesn't compose a discipline that makes sense only at school.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p