Diários virtuais – Uma ferramenta de comunicação social para a autoria e aprendizagem de Matemática

Fabiana Fattore Serres , Marcus Vinicius de Azevedo Basso

Resumo


Resumo: Este relato apresenta um paralelo entre duas experiências com alunos do colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) que buscam investigar a contribuição do uso de ambientes virtuais para a aprendizagem de matemática. A primeira desenvolvida a distância, via situações e desafios, e a segunda, na modalidade presencial, unindo matemática e fotografia no estudo de funções. Destacamos parte da análise, a partir dos registros dos estudantes e professores, acerca do uso das mídias digitais como recursos potencializadores da interação entre os sujeitos envolvidos e da contribuição para a aprendizagem de matemática. Por fim apresentamos os resultados parciais e nossas perspectivas futuras.

Abstract: This report presents a parallel between two experiences with students from Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) that intend to investigate the contribution of virtual environment for mathematical learning. The first one was developed by distance, trough situations and challenges, and the second was developed presencially, joining mathematics and photograph for the study of functions. We highlight part of the analysis based on students and teachers registers, about the use of digital media as empowerment resource of interaction among the subjects envolved and the contribution for mathematical learning. At last we present the partial results and our future perspectives.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p