Recomendação de Objetos de Aprendizagem Empregando Filtragem Colaborativa e Competências

Sílvio César Cazella , Eliseo Berni Reategui , Munique Machado, Jorge Luis V. Barbosa

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta um modelo de sistema de recomendação de objetos de aprendizagem baseado em Filtragem Colaborativa e competências. O modelo permite que alunos recebam a recomendação de objetos de aprendizagem de forma automática conforme interesses do aluno, e de acordo com as competências que devem ser desenvolvidas dentro de um plano de aula. O protótipo implementado permitiu recomendar conteúdo relevante para os alunos com o intuito de auxiliá-los no processo de desenvolvimento destas competências. No final deste artigo são descritos alguns experimentos realizados e os resultados promissores obtidos com a aplicação do modelo proposto, bem como trabalhos futuros.

Abstract: This paper presents a model for a learning objects recommender system based on collaborative filtering and competencies. The model enables students to receive recommendations of learning objects automatically, according to students’ interests but also according to competencies that have to be developed. The prototype implemented was able to recommend relevant contents to students, aiming at helping them in the development of competencies. At the end of this paper, a couple of experiments are presented as well as results achieved and ideas for future work.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p