Positividade em fóruns de EAD: uma contribuição para a construção de conhecimento?

Barbara Gorziza Avila , Liliana Maria Passerino , Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Resumo: Este trabalho investigativo consiste numa análise quanti-qualitativa sobre fóruns de discussão em comunidades de aprendizagem. As leituras de Losada (1999), bem como Araújo e Lucena (2005) instigaram-nos a procurar uma relação entre o nível de cordialidade entre os grupos e a construção de conhecimento em suas discussões. Com base na teoria sócio-histórica temos que o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos se dá a partir das suas atividades inter-relacionais em seus grupos de convívio. Contudo, a simples interação não é suficiente para que o sujeito se aproprie de novas habilidades cognitivas. Nossos fóruns mostraram que interações com alta taxa de positividade nem sempre resultam numa construção coletiva de conhecimento.

Abstract: This investigative paper consists on a quantitative and qualitative analysis about discussion foruns in learning communities. The writings of Losada (1999), as well as Araújo and Lucena (2005) have instigated us in searching a relationship between the level of kindness among the group and the knowledge building from their discussions. Based on social-historical theory we have that a subject’s cognitive development comes from the relational activities inside his convivial groups. However, interaction alone is not enough to make a subject to appropriate new cognitive skills. Our foruns have demonstrated that interactions with a high rate of positivity not necessarily result on collective knowledge formation.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p