Ferramentas de Suporte a Monitoração do Aluno em um Ambiente Inteligente de Ensino na Web

Maria Aparecida M. Souto, Francine Bica, Mariúsa Warpechowski, Rosa M. Vicari, José Palazzo M. de Oliveira, Renata Zanella, Alexandre Arnaldo Sonntag

Resumo


Resumo: Um ambiente de ensino a distância mediado por computador impõe pelo menos três requisitos básicos a um sistema computacional: identificação do aluno remoto, rastreamento das suas interações com o material instrucional e identificação do padrão de comportamento cognitivo do aluno a partir da “observação” de suas interações com o ambiente. Este artigo apresenta um modelo de monitoração do aluno em um ambiente inteligente de ensino na Web e as respectivas ferramentas desenvolvidas para atenderem aos requisitos mencionados.

Abstract: Um ambiente de ensino a distância mediado por computador impõe pelo menos três requisitos básicos a um sistema computacional: identificação do aluno remoto, rastreamento das suas interações com o material instrucional e identificação do padrão de comportamento cognitivo do aluno a partir da “observação” de suas interações com o ambiente. Este artigo apresenta um modelo de monitoração do aluno em um ambiente inteligente de ensino na Web e as respectivas ferramentas desenvolvidas para atenderem aos requisitos mencionados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.135-142