Ferramentas de Suporte a Monitoração do Aluno em um Ambiente Inteligente de Ensino na Web
Resumo
Resumo: Um ambiente de ensino a distância mediado por computador impõe pelo menos três requisitos básicos a um sistema computacional: identificação do aluno remoto, rastreamento das suas interações com o material instrucional e identificação do padrão de comportamento cognitivo do aluno a partir da “observação” de suas interações com o ambiente. Este artigo apresenta um modelo de monitoração do aluno em um ambiente inteligente de ensino na Web e as respectivas ferramentas desenvolvidas para atenderem aos requisitos mencionados.
Abstract: Um ambiente de ensino a distância mediado por computador impõe pelo menos três requisitos básicos a um sistema computacional: identificação do aluno remoto, rastreamento das suas interações com o material instrucional e identificação do padrão de comportamento cognitivo do aluno a partir da “observação” de suas interações com o ambiente. Este artigo apresenta um modelo de monitoração do aluno em um ambiente inteligente de ensino na Web e as respectivas ferramentas desenvolvidas para atenderem aos requisitos mencionados.
Abstract: Um ambiente de ensino a distância mediado por computador impõe pelo menos três requisitos básicos a um sistema computacional: identificação do aluno remoto, rastreamento das suas interações com o material instrucional e identificação do padrão de comportamento cognitivo do aluno a partir da “observação” de suas interações com o ambiente. Este artigo apresenta um modelo de monitoração do aluno em um ambiente inteligente de ensino na Web e as respectivas ferramentas desenvolvidas para atenderem aos requisitos mencionados.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.135-142