AVA inclusivo: validação da acessibilidade na perspectiva de interagentes com limitações visuais e auditivas

Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto, Lourenço de Oliveira Basso

Resumo


Resumo: O Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar o processo de inclusão sociodigital, na dimensão tecnológica, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal problematizados e normatizados pela WAI/W3C. Pretendemos, com este artigo, apresentar as estratégias implementadas pela equipe de desenvolvedores do Eduquito na modelagem de uma plataforma digital/virtual acessível para a promoção de práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital.

Abstract: The Eduquito, a digital/virtual learning environment developed by a team of researchers from NIEE/UFRGS, aims to support the process of socio- digital inclusion, in the technological dimension, by being designed in line with the principles of accessibility and universal design problematized and standardized by the WAI/W3C. The main objective of this paper is to present strategies implemented by the team of developers of Eduquito that models a digital/virtual platform affordable enough to promote the practice of technological mediation for socio-digital inclusion.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p