Experiências física e lógico-matemática em Espaço e Forma: uma arquitetura pedagógica de uso integrado de recursos manipulativos digitais e não-digitais

Daniela Stevanin Hoffmann , Elisa Friedrich Martins , Marcus Vinicius de A. Basso

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta uma arquitetura pedagógica de uso integrado de recursos manipulativos digitais e seus similares não-digitais em situações de ensino-aprendizagem de matemática. A implementação dessa proposta, ancorada na teoria piagetiana de construção de conhecimentos, resultou num conjunto de dados que nos permitem concluir quanto a sua adequação didática em diferentes âmbitos educativos. Apresenta também, análise de aprendizagens apoiadas na exploração de tais recursos, registradas em ambiente virtual. Perspectivas de continuação e expansão da elaboração de materiais são colocadas como fechamento do texto.

Abstract: This article presents a pedagogic architecture of integrated use of digital and their similar non-digital manipulative resources in situations of teaching and learning mathematics. The implementation of this proposal is grounded in Piagetian theory of knowledge building. It resulted in a data set which allows to infer about its didactics adequacy in different educational environments. Analysis of learning experiences supported by the exploration of such resources and registered in virtual environment are presented. Prospects for continuation and expansion of developing materials are placed as closure of the text.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p