Métodos de avaliação informatizada que tratam o conhecimento parcial do aluno e geram provas individualizadas

Jean Piton-Gonçalves, Andrea Jessica Borges Monzón, Sandra Maria Aluísio

Resumo


Resumo: O presente artigo apresenta dois métodos alternativos de avaliação informatizada em larga escala aplicados para os estudantes de um programa de mestrado: a Medida de Probabilidade Admissível e o Teste Adaptativo Informatizado baseado no algoritmo CBAT-2 e na Teoria de Resposta ao Item. Os ambi- entes computacionais denominados de CAPTEAP e CALEAP-Web mostram que os métodos informatizados alternativos podem apresentar vantagens em relação aos métodos convencionais. Resultados de vários anos de aplicações reforam a hipótese de que é possível ter–se ambientes computacionais focados na me- dida de conhecimento parcial de estudantes de língua inglesa para propósitos acadêmicos e na geração de testes personalizados.

Abstract: This paper presents two alternative computer assessment methods for large scale evaluation applied to graduate students from a master’s degree pro- gram: the Admissible Probability Measurement and the Computer Adaptive Test based on the algorithm CBAT-2 as well as the Item Response Theory. The com- putational environments called CAPTEAP and CALEAP-Web show that alternative computer assessment methods may have advantages compared to tradi- tional methods. Results from several years of application of them reinforce the hypothesis that it is possible having computational environments which focus on measuring the partial knowledge of students of English for specific purposes and on generating customized tests.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p