Indicadores de formação de comunidades virtuais de aprendizagem

Jaciara de Sá Carvalho

Resumo


Resumo: As redes e comunidades virtuais de aprendizagem são agrupamentos que se distinguem dos demais do ciberespaço por apresentarem objetivo educativo explícito, planejamento inicial e um ou mais professores entre os integrantes da rede. No entanto, apesar dessas características em comum,as comunidades e redes de aprendizagem online não poderiam ser tratadas como sinônimas. Neste artigo, são apresentados indícios de formação de comunidade mapeados em uma situação de aprendizagem online. Tais indícios, assim como as distinções entre rede e comunidade, resultam de uma pesquisa de mestrado (Carvalho 2009) e visam contribuir com a ação deprofessoresem ambientes virtuais, a partir de uma perspectiva dialógica.

Abstract: The online learning networks and virtual learning communities are particular groupings that distinguish themselves from the rest of cyberspace by presenting explicit educational objectives, initial planning and one or more teachers among the members of the network. However, despite their characteristics in common, these groupings could not be treated as synonymous. In this article is presented evidence of a manifestation of online learning communities. Such evidences, as well as the above distinctionsbetween community and network, are the result of Master's Degree research (Carvalho 2009) and aims to contribute to the action of teachers in virtual environments from a dialogical perspective.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p