Um Ambiente para o Ensino de Leitura baseado na Pesquisa em Equivalência e Controle por Unidades Mínimas

Edson P. Pimentel , Diego Baldani, Gino Piccolo, Martha Hubner

Resumo


Resumo: Diversas pesquisas têm demonstrado que existe uma multiplicidade complexa de relações envolvidas no ato de ler mesmo quando se trabalha com palavras simples e com crianças sem problemas de desenvolvimento. Isso pode explicar porque determinadas pessoas, crianças e adultos, têm muita dificuldade no processo de alfabetização. A Psicologia Experimental estuda as relações de equivalência entre estímulos e aquisição de leitura em pré- escolares com o intuito de desenvolver técnicas que possam aprimorar o processo de alfabetização. Este artigo tem por objetivo apresentar um sistema computacional desenvolvido para coletar dados e apoiar as etapas envolvidas no ensino de leitura com compreensão baseado na Pesquisa em Equivalência e Controle por Unidades Mínimas. Espera-se que o uso da ferramenta conduza a novos resultados que possam melhorar os procedimentos para a aquisição de leitura em pré-escolares.

Abstract: Several studies have shown that there is a multitude of complex relationships involved in act of reading even when working with simple words and with children without development problems. This may explain why some people, both children and adults, have great difficulty in literacy acquiring process. Experimental Psychology studies equivalence relations between stimuli and acquisition of reading in preschool children in order to develop techniques to improve the process of literacy. This paper aims to present a computer system designed to collect data and support the steps involved in the teaching of reading comprehension based on Equivalence Research and Minimum Control Units. It is expected that the use of system lead to new results that could improve the procedures for the acquisition of reading in preschool children.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p