Ferramenta Especialista para Avaliação de Software Educacional
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma ferramenta especialista para avaliação de software educacional denominada FASE. Por se tratar de uma área onde o conhecimento especializado é necessário, optou-se por desenvolver uma ferramenta baseada em princípios de sistemas especialistas. A FASE permite que o conhecimento sobre avaliação de software educacional seja registrado e evolua à medida que os especialistas contribuem com a sua base de conhecimento. Neste artigo descreve-se o processo de aquisição do conhecimento realizado, bem como a implementação da FASE. A fim de ilustrar o seu uso, apresenta-se um cenário de utilização da ferramenta desenvolvido em uma plataforma web com o auxílio de diversos especialistas na área de software educacional.
Abstract: This article presents an expert tool for educational software evaluation named FASE. As long as expert knowledge is required to evaluated educational software, we have considered in this work principles from the domain of Artificial Intelligence and Expert Systems. We describe here the processes of knowledge acquisition and some implementation details. In order to illustrate a use case, we have developed an experiment on the web-based tool counting on several experts on the educational domain.
Abstract: This article presents an expert tool for educational software evaluation named FASE. As long as expert knowledge is required to evaluated educational software, we have considered in this work principles from the domain of Artificial Intelligence and Expert Systems. We describe here the processes of knowledge acquisition and some implementation details. In order to illustrate a use case, we have developed an experiment on the web-based tool counting on several experts on the educational domain.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p