DÓRIS - Um Agente de Acompanhamento Pedagógico em Sistemas Tutores Inteligentes

Cássia Trojahn dos Santos, Alessandra Dahmer, Rejane Frozza, Luciano Paschoal Gaspary

Resumo


Resumo: Os Sistemas Tutores Inteligentes, caracterizados por incorporarem técnicas de Inteligência Artificial no seu projeto e desenvolvimento, atuam como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, têm sido aplicados conceitos de Agentes Inteligentes a estes sistemas, como forma de aprimorá-los. Desenvolveu-se um agente de acompanhamento pedagógico para Sistemas Tutores Inteligentes. Este agente tem como tarefas: acompanhar a interação do aluno com o sistema tutor inteligente, extrair as informações necessárias à modelagem do perfil do aluno, utilizado na personalização do ambiente, e auxiliar e orientar o aluno durante a construção de seu aprendizado. Este artigo relata as características e a funcionalidade do agente desenvolvido.

Abstract: Os Sistemas Tutores Inteligentes, caracterizados por incorporarem técnicas de Inteligência Artificial no seu projeto e desenvolvimento, atuam como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, têm sido aplicados conceitos de Agentes Inteligentes a estes sistemas, como forma de aprimorá-los. Desenvolveu-se um agente de acompanhamento pedagógico para Sistemas Tutores Inteligentes. Este agente tem como tarefas: acompanhar a interação do aluno com o sistema tutor inteligente, extrair as informações necessárias à modelagem do perfil do aluno, utilizado na personalização do ambiente, e auxiliar e orientar o aluno durante a construção de seu aprendizado. Este artigo relata as características e a funcionalidade do agente desenvolvido.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.97-105