Construindo um Sistema Tutor Inteligente para suporte ao ensino de Matemática Financeira: da modelagem à validação

Pedro Willibaldo Schuck, Lucia Maria Martins Giraffa

Resumo


Resumo: A pesquisa em STI (Sistemas Tutores Inteligentes) vem sendo desenvolvida com uso de diferentes abordagens e técnicas. A parte mais difícil do projeto está associada à modelagem do aluno. Existe uma distância entre o que efetivamente inferimos do comportamento do aluno e o que realmente acontece quando ele pensa. A modelagem do aluno está diretamente conectada com o comportamento do tutor, gerando uma coreografia associada às interações. De maneira a contribuir para as discussões e pesquisa no que tange ao projeto e construção de STI, este artigo apresenta a modelagem do MATFIN- Um assistente inteligente para suporte ao ensino de Matemática Financeira e discute algumas questões envolvendo o projeto e a implementação de STI. São também apresentados os resultados da validação do sistema em situação de sal de aula real.

Abstract: Resumo A pesquisa em STI (Sistemas Tutores Inteligentes) vem sendo desenvolvida com uso de diferentes abordagens e técnicas. A parte mais difícil do projeto está associada à modelagem do aluno. Existe uma distância entre o que efetivamente inferimos do comportamento do aluno e o que realmente acontece quando ele pensa. A modelagem do aluno está diretamente conectada com o comportamento do tutor, gerando uma coreografia associada às interações. De maneira a contribuir para as discussões e pesquisa no que tange ao projeto e construção de STI, este artigo apresenta a modelagem do MATFIN- Um assistente inteligente para suporte ao ensino de Matemática Financeira e discute algumas questões envolvendo o projeto e a implementação de STI. São também apresentados os resultados da validação do sistema em situação de sal de aula real.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2001.48-57