Avaliação adaptativa utilizando espaço de conhecimento baseado em competência

Emerson Moura de Alencar, Eduardo Henrique da Silva Aranha, André Maurício Cunha Campos

Resumo


Este trabalho aborda o tema de avaliação adaptativa, cujo objetivo é tornar o processo de avaliação mais eficiente. Este trabalho apresenta as principais técnicas de avaliação adaptativa atualmente utilizadas, seu histórico e sua importância no contexto educacional. Dentre as técnicas utilizadas o trabalho aprofunda-se na teoria do espaço do conhecimento (KST). A aplicação do KST permite representar o conhecimento de um determinado domínio dentro de um sistema de aprendizado. Uma extensão do KST, chamada de Teoria do Espaço do Conhecimento baseadas em competência (CbKST), favorece a criação de um sistema de avaliação adaptativa que modela competências e habilidades, construindo um itinerário formativo mais personalizado. Serão apresentados os conceitos básicos da teoria, as técnicas para construção do espaço do conhecimento e posteriormente alguns sistemas que utilizam o CbKST como base. Será descrito um passo a passo de como criar um sistema adaptativo com base no CbKST, desde a construção das dependências entre competências à construção da estrutura do conhecimento, na qual todos os estados possíveis de conhecimento de um determinado domínio são representados.

Texto completo:

PDF