Metodologia neurocientífica-pedagógica aplicada à concepção de jogos para ativação das funções cognitivas de estudantes da educação básica
Resumo
Neste texto abordaremos o processo de criação e desenvolvimento de jogos para ativação das funções mentais executivas de estudantes da Educação básica. Com base na Neuropedagogia Computacional, uma nova ciência transdisciplinar, é possível mensurar e es-timular o desenvolvimento cognitivo dos estudantes através de jogos construídos com uma metodologia neurocientífica-pedagógica. Tais jogos são capazes de promover a in-clusão e acolher a diversidade em todas as suas formas, oferecendo grandes contribui-ções aos processos de ensino-aprendizagem ao possibilitar que o objeto educativo possa transcender ao seu conteúdo, expandindo-se para um contexto de polissemia de saberes e de transitividade entre diversas linguagens do conhecimento. Durante um minicurso baseado nesse texto, os participantes terão a oportunidade de aprender como utilizar o processo de desenvolvimento de jogos digitais como estratégia pedagógica, de modo a tornar o estudante um protagonista de seu próprio aprendizado. Além disso, espera-se apresentar aos participantes, com base nos resultados de pesquisas já consolidadas, ideias e insights para a criação e utilização dos jogos em diferentes contextos, a fim de possibilitar a ludicidade, a diversidade e a inclusão.