Desenvolvimento do Pensamento Computacional através do Uso de Tutoriais Interativos
Resumo
Este trabalho discute sobre o Pensamento Computacional (PC), sua introdução no processo de ensino-aprendizagem e sua relevância para o indivíduo do século XXI. Apresenta também duas ferramentas que podem ser muito importantes, porque podem auxiliar no processo educativo visando a disseminação do Pensamento Computacional. Uma dessas ferramentas denomina-se Tutorial Interativo (TI), recurso computacional que objetiva facilitar a compreensão do conteúdo pelo receptor. A outra ferramenta é um software de programação em blocos denominado Scratch. Esta já é popularizada em mais de 150 países e possui mais de 28 milhões de usuários. Por ser embasada nos princípios do construcionismo, esta pode ser utilizada nas mais diversas atividades pedagógicas, desenvolvendo no aluno, a capacidade do pensar computacionalmente. Para a elaboração deste trabalho, foi feita uma minuciosa pesquisa bibliográfica sobre o assunto em tela, sob a ótica de vários pesquisadores e percebeu-se que todos convergem para uma necessidade urgente: a necessidade do cidadão do século XXI aprender a utilizar a tecnologia como sua aliada, de forma consciente e pensando computacionalmente.