Jogos no Design de Experiências de Aprendizagem de Programação Engajadoras

Tancicleide C. S. Gomes, Patricia C. de A. R. Tedesco, Jeane C. B. de Melo

Resumo


Os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de programação têm sido discutidos no cenário global, resultando em diversas hipóteses que visam esclarecer quais são as barreiras enfrentadas e por quais razões os iniciantes sentem-se descontentes com suas experiências introdutórias de programação. Assim, uma variedade de iniciativas envolvendo a criação, a aplicação e a combinação de diferentes abordagens pedagógicas e ferramentas foram propostas, dentre as quais destacam-se os jogos. Os jogos favorecem a criação de experiências de aprendizagem mais engajadoras, assim como fomentam a prática e valorizam o esforço e o erro como parte do aprendizado, aspectos importantes para os iniciantes em programação. Nesta perspectiva, este capítulo busca indicar direcionamentos e discutir sobre os desafios pertinentes a integração dos jogos e de abordagens baseadas em jogos no design de experiências introdutórias de programação mais engajadoras.

Texto completo:

PDF