Estatística em Informática na Educação

Patricia Espinheira Ospina, Ranilson Paiva, Diego Dermeval, Ig Ibert Bittencourt

Resumo


O uso dos computadores para apoiar a educação surgiu, e evolui com o surgimento e a evolução dos próprios computadores digitais. Isso levou à criação de diferentes tipos de ambientes educacionais como os sistemas de gerenciamento de aprendizagem, sistemas tutores inteligentes baseados na web, sistemas de hipermídia adaptativos, sistemas de aprendizagem colaborativa apoiados por computador e, os cursos massivos abertos online. Entretanto, usando como referências as publicações no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, entre os anos 2001 e 2012, para representar as publicações em informática na educação no Brasil, percebemos que apenas 29.9% delas aplicaram alguns métodos de avaliação empírica. Para superar esta situação, propomos o uso da estatística, que é a área do conhecimento onde se estudam métodos apropriados para a obtenção, representação e análise de dados. Neste capítulo, apresentaremos técnicas e métodos estatísticos para a avaliação empírica. Além disso, consolidaremos nossa abordagem ao assunto através da aplicação da estatística em dados reais de trabalhos na área da Informática na Educação.


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