Produção Tecnológica na IE: prospecção e propriedade intelectual em Informática na Educação
Resumo
Este capítulo traz subsídios ao público de Informática na Educação do país no que tange questões relacionadas à propriedade intelectual oriundas de produções acadêmicas/tecnológicas – frutos de pesquisas de graduação e de pós-graduação fomentadas, na maioria vezes, com dinheiro público brasileiro (via bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado). Considerando que um dos Grandes Desafios científicos da Computação apontados pela SBC para a década (2006-2016) é a integração com a indústria, esse capítulo se propõe a discutir a lacuna existente entre a ciência (produção acadêmica) e a inovação tecnológica (produção tecnológica). O capítulo aborda a transição do estado da arte para o estado da técnica, possibilitando ao profissional (acadêmico/empresarial) identificar se o seu protótipo em desenvolvimento é um produto inovador e/ou se tem mercado (nacional e/ou internacional). Outro ponto abordado no capítulo é relativo às normatizações (nacional e internacional) de questões relacionadas à propriedade intelectual desse produto em relação ao perfil da IE.