Pedagogia, Andragogia e Gerontogogia: utilizando objetos de aprendizagem ao longo da vida

Leticia Rocha Machado, Jaqueline Maissiat, Patrícia Alejandra Behar, Maria Cristina Villanova Biazus

Resumo


p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Times}

A educação é concebida como uma aprendizagem global, sem limites de idade, que surge da necessidade de acompanhar as transformações rápidas que estão acontecendo no mundo, tanto nos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais. Neste panorama, é importante que educadores possuam conhecimento sobre as características biológicas, psicológicas e sociais específicas de cada faixa-etária e conseqüentemente na aprendizagem. Uma forma de explorar as potencialidades de cada idade é a utilização de objetos de aprendizagem (OA) no processo de ensino e aprendizagem, por se tratarem de recursos construídos em diferentes mídias e com objetivos específicos para as necessidades das diferentes faixas etárias. As tecnologias da informação e comunicação vêm forçando mudanças nos métodos de ensino. São mais atraentes e pela sua interatividade motivam mais o desafio e a aprendizagem. Estas, se utilizadas adequadamente, tornam o ensino interessante, auxiliando no desenvolvimento da criatividade, curiosidade e comunicação.


Texto completo:

PDF