Classificação de dificuldade de questões de programação com base na inteligibilidade do enunciado

Pedro dos Santos, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Elaine Oliveira, David Fernandes

Resumo


Em grandes turmas de disciplinas de programação mediadas por juízes online, é preciso aleatorizar as questões selecionadas para testes de avaliação, a fim de evitar comportamento desonesto. O problema de uma aleatorização ingênua é a falta de equidade com respeito ao grau de dificuldade das questões. Assim, este artigo propõe um método para classificar a dificuldade de questões de programação com base em métricas de inteligibilidade de texto extraídas a partir de seus enunciados. Foram analisadas 450 questões, respondidas por 800 alunos em uma disciplina de introdução à programação entre os períodos letivos de 2017 a 2018. Verificou-se que uma abordagem baseada apenas nas métricas de inteligibilidade é subótima para a classificação de dificuldade de questões, porém não irrelevante.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1886