Uma Análise sobre o Desempenho de Alunos de Graduação em Disciplinas Iniciais de Programação

Erivan Lima, Emanuel Coutinho

Resumo


O ensino de programação é uma tarefa complexa que requer muito esforço por parte dos docentes, especialmente quando a teoria deve ser alinhada com a prática. São diversas as dificuldades encontradas por docentes e discentes durante as disciplinas de programação, culminando em altas taxas de reprovação e evasão. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho acadêmico dos alunos em uma disciplina inicial de programação de um curso de graduação. A metodologia deste artigo se subdividiu em quatro etapas: coleta de dados, tratamento de dados, criação de hipóteses e análise das mesmas, por meio de visualização de dados em forma de diagramas de Venn, em uma ferramenta computacional. A visualização dos dados possibilitou uma análise simples de informações acadêmicas (notas, frequência e reprovação), permitindo identificação de situações e apoio para tomada de decisão.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1876