Adaptação de um método preditivo para inferir o desempenho de alunos de programação

Samuel Fonseca, Elaine Oliveira, Filipe Pereira, David Fernandes, Leandro Silva Galvão de Carvalho

Resumo


O trabalho de [Dwan et al. 2017] procurou obter um modelo preditivo para inferir o desempenho dos discentes e, em um dos experimentos, obteve uma acurácia de 78,3% nos seus resultados nas primeiras duas semanas de aula. Entretanto, a base de dados utilizada é específica, oriunda da interação de alunos das disciplinas de Introdução à Programação de Computadores (IPC) de uma universidade federal específica com um juiz online. No entanto, a comunidade científica sugere que tais estudos sejam reproduzidos em outros contextos educacionais a fim de investigar se eles são generalizáveis a outras bases de dados. Nesse sentido, este estudo emprega o método preditivo proposto por [Dwan et al. 2017] na base de dados disponibilizada por [Estey et al. 2017] a fim de analisar o poder de generalização do método e consequentemente contribuir para a criação de modelo para inferir o desempenho de alunos de IPC que seja aplicável e adaptável a diversas instituições de ensino superior.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1651