Uma abordagem de Game Learning Analytics para identificação de habilidades de leitura e escrita no ensino infantil

José de Oliveira Neto, Rodrigo Rodrigues, Américo Amorim

Resumo


Este trabalho se propõe a fazer uma análise de dados obtidos a partir da interação de jogadores com um jogo, dentre 20, aplicado durante uma pesquisa que comprovou o impacto positivo deles no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de crianças de 4 anos de idade. Foram selecionados três algoritmos de classificação que foram treinados com os dados resultantes da interação desses jogadores com o jogo e demonstrada a taxa de acerto de cada um dos classificadores. Além disso, este trabalho também faz uma análise das interações consideradas mais relevantes na classificação de um dos modelos, encontrando relações entre as palavras propostas como desafio no teste e às presentes no jogo, levantando reflexões que podem ser levadas em consideração durante a produção de um jogo educacional que objetive aperfeiçoar habilidades de leitura e escrita de crianças no ensino infantil.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1571