Um dashboard educacional para um sistema tutor baseado em passos

Rodrigo Obach, Patricia Jaques

Resumo


Os sistemas tutores são aplicações educacionais que oferecem um ambiente de aprendizado adaptado às necessidades individuais do aluno. Para isso, esse tipo de sistema coleta grande quantidade de informações sobre a aprendizagem dos estudantes. Essas informações tem um grande potencial para ajudar o professor a entender como os seus alunos aprendem e para lhe auxiliar na tomada de decisões pedagógicas. Contudo, é necessário que exista uma ferramenta que disponibilize esses dados ao professor de forma que possam ser facilmente compreendidos. Esse trabalho apresenta um dashboard do professor para o sistema tutor STI-X. O STI-X é um sistema tutor algébrico baseado em passos, criado para o ensino de equações de primeiro grau para alunos do ensino fundamental. Durante a elaboração do dashboard, foram feitas entrevistas com professores para identificar quais indicadores eles necessitam e para entender como eles utilizam as informações sobre a aprendizagem dos alunos. Após a conclusão do desenvolvimento, o dashboard foi testado e avaliado por professores de turmas de ensino fundamental através de um questionário qualitativo e um teste de usabilidade. A avaliação mostrou que as informações exibidas nos dashboard foram úteis para ajudar os professores a acompanhar o progresso dos seus alunos, especialmente as informações do dashboard da turma.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1561