Identificação do Perfil Emocional do Aluno Através de Análise de Sentimento: Combatendo a Evasão Escolar

Míria Bóbó, Fernanda Campos, Victor Stroele, José David, Regina Braga

Resumo


Este artigo apresenta a arquitetura SASys, cujo objetivo principal é identificar o estado emocional do aluno, através do uso da FrameNet Brasil para determinar o sentimento do autor em textos. Ao final, um sistema de recomendação, baseado no estado emocional do aluno e do seu estilo de aprendizagem, envia mensagens motivacionais para mitigar a evasão. A proposta foi avaliada com a condução de um estudo de caso com alunos da disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica e Educacional de um curso à Distância. Os resultados apontam para a viabilidade da proposta para a assertividade do estado emocional do aluno ao longo da disciplina e detecção de alunos com risco de evasão.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1431