Evasão no Ensino Básico da Rede Pública Municipal de Juiz de Fora: uma Análise com Mineração de Dados

Frederico Sales, Yan Mendes, Bruno Dembogurski, Gustavo Semaan, Edelberto Silva, Francisco Ferreira

Resumo


Dados do INEP revelam que apenas 53,8\% dos ingressantes concluem o Ensino Fundamental no Brasil. Trata-se de um relevante prejuízo aos cofres públicos e também um problema para a sociedade, uma vez que o jovem torna-se socioeconomicamente mais vulnerável, e o problema direta ou indiretamente afeta também setores públicos como segurança e saúde. Este trabalho é a primeira pesquisa para análise da evasão no ensino básico da rede pública do Sudeste do Brasil de acordo com a revisão sistemática da literatura. Utilizando algoritmos de aprendizado de máquina para a previsão da evasão escolar no ano letivo de 2017 na cidade de Juiz de Fora/MG, onde cerca de 1448 alunos da rede pública deixaram a sala de aula, o trabalho destaca os atributos de maior relevância, alcança uma precisão de 76\% e uma cobertura de 98\% no melhor caso de identificação daqueles alunos mais propensos a evadir.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1371