Eye Tracking como Estratégia de Ensino e Avalização na Educação Inclusiva: Aplicação com Alunos com Autismo

Tardelly de Araújo Cavalcante, Jordão Frazão, Anselmo Paiva, Ivana Márcia Maia, Priscila Benitez, André Soares

Resumo


Na área de educação, profissionais ensinam e avaliam o repertório acadêmico de estudantes com as mais diversas habilidades, limitações e históricos. Alguns desses alunos podem apresentar dificuldades de aprendizagem, pela não adaptação aos métodos pedagógicos ou outros fatores. Para contornar isso, é importante encontrar metodologias que se encaixem com o perfil de cada um dos estudantes. Este artigo propõe usar a análise do comportamento ocular (eye tracking) dos estudantes durante a realização de atividades educacionais no computador. Para avaliação e demonstração desta proposta, foram desenvolvidas 4 atividades diferentes que foram resolvidas por 7 estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1221