Uma plataforma para comunicação eficiente entre discentes e instituições de ensino

Daniela Araujo, Artur Kronbauer, Jorge Campos

Resumo


Um dos problemas na área da educação é o acompanhamento pedagógico adotado pelos professores e a análise da experiência dos alunos em sala de aula. O ideal seria um acompanhamento antes, durante e após cada aula, possibilitando a obtenção de informações contextualizadas a expectativa dos alunos e a didática utilizada pelo docente. Nesse sentido, este artigo apresenta como contribuição uma plataforma que possibilita realizar, em tempo real, a coleta de dados relacionados à experiência que os discentes estão tendo com a metodologia adotada pelo professor. A plataforma tem como base a submissão de perguntas para os smartphones dos alunos e o armazenamento das respostas em uma base de dados. Desta forma, os responsáveis pelo controle da qualidade acadêmica ou o próprio professor podem acompanhar a percepção dos alunos com relação as ações metodológicas no decorrer de cada aula, contribuindo para possíveis ajustes quando necessário.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1211