Avaliando a experiência dos usuários com metodologias ativas nas aulas de Interação Humano-Computador

João B. S. Júnior, Artur Kronbauer, Jorge Campos

Resumo


Este artigo apresenta um estudo referente à experiência dos discentes em relação a um conjunto de metodologias ativas aplicadas nas aulas de um curso de Interação Humano-Computador. Para a coleta e análise dos dados foi utilizada uma plataforma que tem como infraestrutura um aplicativo para smartphones, uma base de dados em nuvem e disponibiliza diferentes técnicas de autorrelato para avaliar a experiência dos usuários. O estudo foi realizado com a participação de alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação no decorrer do semestre letivo. As informações obtidas com o experimento piloto possibilitaram identificar os sentimentos hedônicos despertados nos discentes com a utilização dos diferentes tipos de metodologias ativas, possibilitando ao professor identificar as práticas pedagógicas que mais atraem a participação dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1201