Estudando o Impacto das Atitudes de Agentes Pedagógicos em Ambientes de Aprendizagem: um Mapeamento Sistemático

Otávio Azevedo, Patricia Jaques

Resumo


O interesse por Agentes Pedagógicos Afetivos e suas atitudes em ambientes de aprendizagem tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, de acordo com o número de publicações nessas áreas a partir de 2014. Entretanto, ainda não existem estudos que apresentam uma visão global sobre a influência das atitudes (por exemplo, rude, empática, etc) dos agentes nos alunos. Dessa maneira, um mapeamento sistemático foi conduzido com o objetivo de fornecer uma visão geral de quais são as principais atitudes dos agentes pedagógicos afetivos e os seus efeitos nos estudantes. Foram coletados 62 artigos das principais bases de dados internacionais, dois quais 15 foram selecionados para a análise completa. Como resultado, foi apresentado o atual estado da arte dos Agentes Pedagógicos Animados que estabelecem relações de empatia, polidez, rudez e rapport com os seus alunos. A maioria dos estudos concentra-se em maximizar a aprendizagem e o engajamento a partir de agentes empáticos que criam relações afetivas com os alunos.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1191