Aplicativo para Ganho de Vocabulário e Auxílio na Alfabetização destinado às Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Maria Renata de Mira Gobbo, Cinthyan Renata Barbosa, Marcelo Morandini, Fernanda Mafort

Resumo


Transtorno do Espectro Autismo (TEA) é um distúrbio de neurodesenvolvimento que pode comprometer, em algum grau, a comunicação, socialização e apresentar comportamentos estereotipados e restritos. O objetivo deste artigo foi apresentar resultados dos testes do aplicativo ACA (Aprendendo com Comunicação Alternativa), que utiliza imagens de Atividades de Vida Diária para ensinar a nomeação de objetos, alfabeto, sílabas e palavras, e verificar se ocorreu ganho de vocabulário e auxílio à alfabetização, como também questões de usabilidade e gamificação. Os testes foram feitos com 28 crianças diagnosticadas com TEA de graus leve e moderado. Os resultados mostraram que tal aplicativo é eficaz no que promete, visto que as crianças ganharam vocabulário

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1111