Avaliações em Jogos Educacionais: instrumentos de avaliação da reação, aprendizagem e comparação de jogos

Rháleff Oliveira, Guilherme Belarmino, Carla Rodriguez, Denise Goya, Mirtha Fernández Venero, Ailton Oliveira Júnior, Rafaela Vilela da Rocha

Resumo


Muitas vezes as avaliações são negligenciadas em jogos sérios. Por isso, este artigo propõe e usa uma metodologia adaptada, um protocolo de avaliação do jogo e aprendizagem e instrumentos de coleta de dados (perfil, reação, aprendizagem e comparação de jogos). A metodologia foi baseada em um modelo da área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação, e os artefatos criados foram utilizados na avaliação de um jogo educacional. Os resultados apontam indícios dos benefícios de uso desses artefatos, entre eles a possibilidade de avaliar a reação e o aprendizado obtido com o jogo, bem como, a comparação entre duas versões / jogos educacionais. Além disso, esse trabalho pode servir de base para realização de avaliações em jogos sérios.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.972