Simulação baseada em Dinâmica de Sistemas para o ensino da fisiologia do eixo Hipotálamo-hipófise-tireoide no contexto da graduação em medicina

André Ramos, Rafael Chaves, Elói Favero

Resumo


O uso de simuladores no ensino da medicina, vem crescendo continuamente, como uma tecnologia barata e efetiva para treinamentos. Neste trabalho propomos um simulador, para endrocrinologia, para ensino do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide (HHT), denominado EndoSim-LZ que executa um modelo de Dinâmica do Sistema (DS) para esse eixo. Com ele, visualmente, o aluno pode controlar os valores de qualquer hormônio do eixo e verificar a repercussão na produção dos demais. Foi realizada uma avaliação para capturar a percepção de especialistas por meio de um survey com 14 itens na escala Likert, onde foram levantados alguns pontos negativos relacionados à melhorias de interface e interação, mas também foram levantados os principais pontos positivos que estão relacionados à relevância e utilidade no ensino do eixo HHT.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.962