Aplicação da Tríplice Contingência da Análise Comportamental na Gamificação do Módulo de Ensino e Aprendizagem da Lógica Proposicional
Resumo
No contexto educacional, tem sido desenvolvido sistemas gamificados com o intuito de obter melhores níveis de engajamento dos conteúdos abordados nas disciplinas. Para tanto, é importante o entendimento do comportamento do usuário nesses ambientes, especialmente, para definição de elementos que estimulem a aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho apresenta o processo de gamificação do módulo de tabela verdade de acordo com os conceitos da Tríplice Contingência da Análise Comportamental. Este módulo está inserido em uma plataforma gamificada, intitulada Logic Live, que auxilia acadêmicos e professores no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Lógica. Os resultados obtidos correspondem à implementação do módulo gamificado considerando as três etapas do processo: 'Variáveis Antecedentes', 'Comportamento do Usuário' e 'Variáveis Consequentes'.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.942