Ensino de Música apoiado pelo uso de serious games: revisão sistemática sobre o panorama de publicações nacionais e internacionais

Victor Freitas, Alana Morais

Resumo


O ensino da Música apoiado pelo uso de jogos digitais vem resultando em uma melhoria na qualidade da aprendizagem e uma maior eficiência instrucional. Esses aplicativos possuem intuitos distintos, tais como: motivar discentes, apoiar o ensino, monitorar estudantes e até mesmo avaliar o aluno ou a turma. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de trabalhos acadêmicos que utilizam jogos digitais educativos (ou serious games) para apoiar o ensino de conteúdos relacionados à música. Para isto, foram selecionados trabalhos publicados em conferências e revistas nacionais e internacionais a fim de entender e analisar como a academia está discutindo sobre a temática. Os resultados apontam uma evolução de pesquisas com objetivo em educação música para crianças, oferecendo apoio a introdução de música no contexto escolar e apenas duas pesquisas propõe o ensino de elementos musicais para adultos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.833