Na Onda do Pitiú: Uma Abordagem de Educação Ambiental Gamificada no Contexto Amazônico

Benedito de Souza Ribeiro Neto, Alan Barros Virgolino, Davi Araújo Ferreira, Marcus Vinicius Brito da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento de um jogo educativo na perspectiva da educação ambiental Amazônica, utilizando como ferramenta de desenvolvimento a plataforma Scratch por meio de uma linguagem de programação simples. O trabalho foi desenvolvido com 32 discentes de turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório, situada no município de Cametá-Pará, Brasil. Os resultados obtidos apontam que mais de 90% dos alunos relatam maior concentração e imersão no conteúdo abordado, quando utilizam o jogo digital como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem. O jogo educativo possibilitou a prática do intelecto, atenção, poder de análise, despertar da imaginação e outras dimensões próprias do ser humano, além da sensibilização sobre a coleta seletiva de lixo de maneira gamificada no rio Tocantins, propiciando uma educação mais prazerosa.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.813