Um Modelo para Criação de Jogos Sérios e Ubíquos orientados à Aprendizagem baseada em Problemas

Sandro Dorneles, Cristiano Costa, Sandro Rigo, Jorge Barbosa

Resumo


O fácil acesso e evolução dos dispositivos móveis, possibilita novos cenários educativos com desafios e oportunidades de integração. Diferentes jogos foram desenvolvidos nos últimos anos para apoiar o ensino e aprendizagem nas mais diferentes áreas. Dessa forma, esse artigo propõe um modelo para o desenvolvimento de jogos sérios e ubíquos orientados à aprendizagem baseada em problemas. O modelo permite ao professor a criação de jogos e a adaptação para cenários do mundo real. A avaliação do modelo foi conduzida através de um protótipo testado com um grupo de 13 professores de diferentes áreas que indicaram resultados satisfatórios e que apontam intenção de uso do modelo. Uma segunda avaliação envolvendo 22 alunos do 8º ano do ensino fundamental indicou que o jogo criado permitiu motivação e engajamento.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.743